Skip to content

Boas Práticas para Dados na Web: Desafios e Benefícios (Portuguese)

Existe um interesse crescente na publicação e consumo de dados na Web. Organizações governamentais e não-governamentais já disponibilizam uma variedade de dados na Web, alguns abertos, outros com restrições de acesso, abrangendo diversos domínios como educação, economia, segurança, patrimônio cultural, eCommerce e dados científicos. Desenvolvedores, jornalistas e outras pessoas manipulam esses dados para criar visualizações e realizar análises de dados. A experiência neste tema revela que é necessário abordar várias questões importantes a fim de satisfazer os requisitos tanto dos publicadores como dos consumidores de dados.

Neste webinar discutiremos os principais desafios enfrentados pelos publicadores e consumidores de dados ao compartilharem dados na Web. Também introduziremos o conjunto de Boas Práticas, propostas pelo W3C, para enfrentar esses desafios. Finalmente, discutiremos os benefícios de envolver os publicadores de dados na utilização das Boas Práticas, bem como melhorar a forma que os conjuntos de dados são disponibilizados na Web.

Presenters

Bernadette Farias Lóscio
Bernadette Farias Lóscio possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Atuou como Professora Adjunto na Universidade Federal do Ceará e fez pós-doutorado na Universidade de Manchester. Desde 2010, é Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Nos últimos anos, prestou consultoria para o W3C Brasil e para a Prefeitura da Cidade de Recife em projetos na área de Dados Abertos. É uma das editoras do Data on the Web Best Practices, uma recomendação do World Wide Web Consortium (W3C), que oferece boas práticas relacionadas à publicação e ao uso dos dados na Web. Tem como principais áreas de interesse: Dados na Web, Dados Abertos, Web Semântica, Integração de Dados, Web das Coisas e Big Data.

 

 

Caroline Burle dos Santos Guimarães
Caroline Burle dos Santos Guimarães é responsável pelas Relações Institucionais do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) e do W3C Brasil. É especialista em Negociação pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas. É integrante do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais e Fellow do Programa da OEA de Governo Aberto nas Américas. É uma das editoras do documento do W3C Data on the Web Best Practices. Pesquisa sobre governo aberto, relações internacionais e política externa, com experiência na atuação de governos subnacionais, na área de Web, dados abertos e governança da Internet.

 

 

 

Newton Calegari
Newton Calegari possui bacharelado em Ciência da Computação e mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É líder de projetos no Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br (Ceweb.br) e no escritório do W3C Brasil. É um dos editores da recomendação W3C Data on the Web Best Practices. Pesquisa e atua na área de Web Semântica, Open Web Platform, padronização e tecnologias emergentes para Web.