May 31, 2017

Quarta-feira, 31 de Maio de 2017 10:00 AM – 11:15 AM EDT (UTC 14:00:00 – World Clock: http://bit.ly/2017Malta-PT)

Me4MAP: Um método para o desenvolvimento de perfis de aplicação de metadados

Um perfil de aplicação de metadados (MAP) é um constructo que fornece um modelo semântico para publicação de dados na Web de Dados. Este modelo semântico não é mais do que um modelo de dados com a definição de propriedades e restrições às propriedades. Cada propriedade é apresentada com um termo de um vocabulário RDF associado, com a definição do domínio e contra-domínio e ainda a sua cardinalidade. De acordo com o documento da DCMI “Os níveis de interoperabilidade para os metadados Dublin Core” um MAP é um constructo que potencia a interoperabilidade semântica dos dados. O que isto realmente significa é que quando uma comunidade de prática decide pôr-se de acordo em seguir um MAP, isto é, em seguir um conjunto de regras para publicar os seus dados como Linked Open Data, isso permite que os dados publicados na LOD cloud sejam processados automaticamente por agentes de software.

Um MAP é portanto um constructo de muita importância, e por isso é essencial a existência de um método para o seu desenvolvimento. É muito importante fornecer aos modeladores de MAPs uma base comum de entendimento para que o desenvolvimento de um MAP deixe de ser um conjunto não sistemático de actividades e passe a ser algo mais organizado de forma a resultar em MAPs de melhor qualidade.

Este Webinar apresenta o Me4MAP, um método para o desenvolvimento de perfis de aplicação de metadados. O Me4MAP é uma proposta que foi desenvolvida no âmbito de um projecto de doutoramento e que está ainda a ser testada e aperfeiçoada. É uma proposta que parte de uma perspectiva de engenharia de software. E, acima de tudo, é um um ponto de partida para o estudo e o desenho de métodos para o desenvolvimento de MAPs.

This webinar will also be presented in English on May 24, 2017.

Webinar sponsored by DCMI: http://dublincore.org/

Irá receber um email de confirmação logo após o seu registo. Nesse e-mail estarão todas as informações necessárias para aceder ao Webinar. Após a emissão do seminário terá acesso ilimitado à apresentação gravada.

Presenter

Mariana_MaltaMariana Curado Malta
Mariana Curado Malta é professora adjunta no Politécnico do Porto, Portugal e investigadora do CEOS.PP. Neste momento encontra-se com uma bolsa de equiparada a bolseira no Laboratório de Inovação em Humanidades Digitais na Universidade Nacional de Educação à distância em Madrid, Espanha. O seu trabalho de investigação presente enquadra-se no projecto POSTDATA, um projecto financiado por uma bolsa ERC Starting Grant que tem como objectivo a publicação de dados de poesia (em todas as suas vertentes) em Linked Open Data. Mariana Curado Malta é a responsável pelo desenvolvimento semântico do projecto. Os seus interesses de investigação estão relacionados com métodos de desenvolvimento de perfis de aplicação, a qualidade dos MAPs em particular e dos metadados em geral, sendo co-autora do Me4MAP, um método para o desenvolvimento de perfis de aplicação de metadados. Mariana Curado Malta tem um doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e é autora de vários artigos científicos e capítulos de livros, tendo co-editado recentemente o livro “Developing metadata application profiles” na etiqueta IGI Global. Para mais informações ver http://maltas.org.



Registro e preços

ASIS&T Members, Livre! Please login.
DCMI Members: Livre
Non-Members: $15

Not a member? Join ASIS&T now and view for free!

View System Requirements

If You’re Unable to Attend the Live Webinar, You Will Get Access to the Webinar Recording, & Slides